Há anos, acidentes de trânsito têm sido uma triste realidade em todo o mundo, afetando não só os motoristas envolvidos, mas também suas famílias e amigos. Infelizmente, a frequência desses acidentes parece não diminuir, apesar dos esforços feitos por governos e organizações para aumentar a conscientização sobre segurança no trânsito. Enquanto isso, diferentes gerações de motoristas continuam a compartilhar as rodovias e ruas, cada uma com um conjunto próprio de experiências e crenças sobre como se comportar no trânsito.

Uma das gerações mais ativas no trânsito hoje é a geração millennial, aqueles nascidos entre 1981 e 1996. Esses motoristas estão agora em seus 20s, 30s e até mesmo 40s, e muitos dirigem diariamente. Depois de anos de aumento no uso de aparelhos móveis e aplicativos para direção, bem como na falta de regulamentação para serviços como táxis e aplicativos , muitas autoridades de trânsito se preocupam com o comportamento e desatenção dos motoristas da geração millennial em relação aos acidentes de trânsito.

Um fator que pode contribuir para essa aparente desconexão com a segurança no trânsito é a falta de educação sobre o assunto. Muitos motoristas da geração millennial aprenderam a dirigir sem receber muita instrução sobre as responsabilidades e precauções de segurança associadas á condução de um veículo. Estudos mostram que as pessoas tendem a se lembrar melhor do que aprenderam quando jovens do que depois de adultos - o que significa que a educação sobre segurança no trânsito é mais importante no início da vida do condutor.

Para melhorar a segurança no trânsito, portanto, é necessário melhorar a educação nesse sentido. É preciso ensinar desde criança sobre prevenção de acidentes, a utilização dos equipamentos de segurança, como uso do cinto de segurança e capacetes, atenção nas vias de trânsito e respeito às leis de trânsito. Essas instruções também devem ser reforçadas continuamente ao longo do tempo, possibilitando aos motoristas mais velhos as informações sobre condução segura.

Por fim, é preciso lembrar que as gerações presentes e futuras de motoristas devem ter a oportunidade de se tornarem condutores com consciência, responsabilidade, e segurança em mente. Somente com essas diretrizes em ação, os acidentes de trânsito poderão diminuir em todo o mundo, trazendo mais paz e segurança para milhões de pessoas.